12 de Março - Feliz Aniversário Recife e Olinda!
12/03/2019 10:51 em NACIONAL

Neste 12 de março, Recife, capital de Pernambuco, e a vizinha Olinda, cidade patrimônio histórico da humanidade, desde 1982, estão aniversariando com muita festa e atividades culturais iniciadas ainda no fim de semana. Situadas uma ao lado da outra, Recife com seus 481 anos e Olinda com seus 483 respiram história, riqueza cultural, belezas naturais e um povo festeiro e apaixonado pelos passos do frevo - ritmo considerado pela Unesco patrimônio imaterial da humanidade - e pelo maracatu, o mais antigo ritmo afro-brasileiro. As duas manifestações culturais atraem todos os anos, durante o carnaval, milhares de turistas de todas as partes do Brasil e do mundo.

Olinda é a “irmã mais velha” erguida em 1535 em uma colina no Alto da Sé. Recife veio logo em seguida, 1537, sobrepondo-se a vila que a originou, localizada na foz dos rios Capibaribe e Beberibe e protegida pelos rochedos de coral e arenito que formam uma barreira natural. Além do casario colonial colorido dos séculos 18 e 19, os centros históricos e as igrejas barrocas são verdadeiros tesouros da religiosidade e do patrimônio histórico de Pernambuco que atraem visitantes, o ano inteiro, de todo o mundo.

Confira a programação completa

RECIFE

TERÇA-FEIRA (12)

Pauta: Corte do bolo

Local: Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha

Horário: 8h às 12h

QUARTA-FEIRA (13)

Pauta: Olha! Recife a pé - Recife Holandês

Onde: Saída da Praça do Arsenal

Horário: 14h

QUINTA-FEIRA (14)

Pauta: Parabéns Olímpico

Local: Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro

Horário: 8h às 12h

SÁBADO (16)

Pauta: Olha! Recife - CurioCidades

Onde: Saída da Praça do Arsenal

Horário: 18h 

DOMINGO (17)

Pauta: O Boi Voador

Onde: Praça do Marco Zero

Horário: 18h

Pauta: Inauguração do parklet do Espaço R.U.A.

Onde: Avenida Barbosa Lima

Horário: 16h

OLINDA 

A Cidade Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade comemora os 484 anos de história, nesta terça-feira (12), ao ritmo de samba. Um cortejo de agremiações sediadas em Olinda sairá do Mercado da Ribeira, no Sítio Histórico, a partir das 16h, e seguirá até a Praça do Carmo. Lá, a programação de aniversário continua com apresentação da Banda Seu Lunga, às 17h. Na sequência, sobem ao palco Dudu do Acordeom e a Bateria Cabulosa com seus convidados. O bolo gigante será cortado às 19h, seguido de queima de fogos de artifício.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!