CRLV 2018 é obrigatório a partir de sexta para placas com final 1 e 2
01/06/2018 - 7h34 em NACIONAL

Os condutores de veículos com placas terminadas nos números 1 e 2 só poderão circular, a partir desta sexta-feira (1º), com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) 2018. Para ter acesso ao certificado, os motoristas precisam ter quitado todas as multas, o IPVA, taxa de bombeiros, licenciamento e o seguro obrigatório DPVAT.

De acordo com o presidente da Autarquia Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), Charles Ribeiro, a circulação sem o porte desse documento poderá acarretar a remoção do veiculo para depósito, pagamento de multa no valor de R$ 293,47, além das taxas para liberação do carro.

IPVA Este ano os condutores precisam também estar atentos à mudança no pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). As multas não estão mais constando no carnê de licenciamento, ou seja, no demonstrativo de débitos. Portanto, para pagar, o usuário precisa acessar o site do Detran-PE www.detran.pe.gov.br, gerar o boleto com as multas vencidas, já com juros e correção monetária. A mudança é resultado da Lei Federal 13.281, sancionada em 2016 e normatizada pelo Contran.

A nova legislação alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e passou a autorizar que o cálculo dos valores das multas vencidas, com os devidos acréscimos de juros de mora, seja feito de forma automática no próprio site do Detran.

 Os acréscimos no valor da multa são baseados na taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos federais e são calculados a partir do mês subsequente ao da consolidação até o mês anterior ao pagamento da multa, além de mais 1% relativo ao mês em que o pagamento estiver sendo efetuado.

Feriado

Por conta do feriado de Corpus Christi, celebrado ontem, e determinação do governo do Estado, o Detran-PE não realizará atendimentos na sede do órgão, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, Ciretrans, e unidades de atendimento dos shoppings e Expressos Cidadão nesta sexta-feira e sábado.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!