Pernambuco tem novo feriado estadual para celebrar a Data Magna
04/03/2018 - 20h42 em Novidades

O calendário dos pernambucanos passa a contar neste ano com um novo feriado: a Data Magna de Pernambuco, celebrada em 6 de março, em referência ao dia da Revolução Pernambucana de 1817. A data oficial foi criada por meio de Lei Estadual, aprovada em  junho de 2017. A matéria foi proposta pelos deputados Isaltino Nascimento, do PSB, e Terezinha Nunes, do PSDB, por ocasião do bicentenário do movimento. 

A norma estabelece que o Poder Público realize cerimônias para marcar a data e que a Assembleia Legislativa faça, anualmente, Reunião Solene para entrega da Medalha do Mérito Democrático e Popular Frei Caneca. O feriado também faz parte dos calendários letivos das escolas, que devem celebrar o momento de forma pedagógica. 

A Data Magna em Pernambuco se refere ao dia em que o capitão José Barros de Lima, conhecido como “Leão Dourado”, matou o comandante português que havia lhe dado voz de prisão. O capitão pernambucano tomou o quartel do Regimento de Artilharia, no bairro de Santo Antônio, episódio marcou o início da Revolução de 1817.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!